Wednesday, August 11, 2010

Tutorial Revit - Como Criar Famílias de RPC's

A criação de famílias de RPC (Rich Photorealistic Content) segue o mesmo processo de criação das demais famílias do Revit. Asua única particularidade é que a criação desta família envolve a aquisição de um arquivo externo (o próprio arquivo ".rpc" a ser baixado) e que ele seja inserido no diretório correto dentro do Revit, visto que o programa não insere diretamente o arquivo e a criação de uma família própria se faça necessária.

Após adquirir algum arquivo RPC, precisamos colocá-lo no Diretório específico. Para localizá-lo, basta irmos no Aplication Menu e adicionarmos o comando Options.


Após ativo, a seguinte janela surgirá:


Vamos à aba Rendering, onde no campo "Rendering Appearance Library Location" achamos a localização do arquivo "assetlibrary_base.fbx", que é abiblioteca de materiais para renderização do Revit. Copie todo o conte´do deste campo, abra uma janela do Windows Explorer e cole na linha de endereço. Feito isto, apague o nome do arquivo "assetlibrary_base.fbx", inclusive a sua extensão.


Em seguida, tecle ENTER.

Entraremos então na pasta Rendering, onde deveremos entrar na subpasta"assetlibrary_base.fbm". Nela iremos localizar a pasta "RPC's". Nela, é que deverão ser colocados os novos RPC's adquiridos pelo usuário.


Após inseridos os RPC's na respectiva pasta, a criação de novas famílias seguirá o processo habitual.

Vá no "Application Menu", clique no botão "New" e em seguida soelecione a opção "Family".


Ao se abrir a janela, selecione o arquivo "Metric RPC family.rft", o que fará abrir um arquivo próprio para a criação de novos RPC's.

Observe que dentro do arquivo já existe a representação de um RPC. O que deverá ser feitto é apenas a substituição do RPC já aplicado. Repere também que a base do RPC se apresenta triangular. Desta forma podemos identificar qual será a frente do RPC.



Para aplicarmos o RPC desejado, basta irmos na aba "Create" e clicarmos no botão "Type". Isto fará com quie surja a janela a seguir:


Nela, deveremos clicar no botão localizado na linha "Render Appearance", no campo "Identity Data". Em seguida surgirá a janela com a biblioteca. Observe que na parte superior del existe uma caixa identificada como "Class". Lá deveremos selecionar a categoria do RPC que colocammos no diretório "RPC's", ou apenas selecionar a opção "All" e procurá-lo dentro os RPC's existentes. Após selecioná-lo, clique no botão "OK".


Poderemos aplicar ou modificar algumas propriedades do RPC pelo campo "Render Appearance Properties". As propriedades apresentadas são particulares do RPC e determinadas pelo fabricante. Após configurá-las, clique o botão "OK" e novamente no mesmo botão para encerrar a configuração do RPC.
Feito isto, salve o RPC e em seguida carregue-o para o projeto através do botão "Load into Project".

1 Comments:

Blogger  said...

muitoooo obrigada. ajudou MESMO!

3:58 PM  

Post a Comment

<< Home