Saturday, May 29, 2010

Tutorial AutoCAD - Criando Cotas

Dimensions (Cotas):


Antes de cotarmos o desenho criado, será necessário criar um estilo para as cotas, pois este estilo estará diretamenteo ligado com a escala na qual o desenho será impresso, visto que, para cada escala, os tamanhos de textos e cotas mudarão.

Portanto, para criarmos um estilo de cota, iremos acionar o comando "DIMENSION STYLE". Isto poderá ser feito pelo menu "FORMAT", pelo menu "DIMENSION", teclando a letra "D"+ENTER.

Ao acionarmos o comando, a seguinte janela surgirá:


Através desta janela poderemos criar estilos de cotas ou editar os já existentes. No campo "Styles", estão localizados os estilos de cotas existentes, assim como nele estarão os estilos a serem criados.

Obs.: Assim como quando formos criar um layer pela primeira vez já havia um layer existente, o Layer "0 (zero)", sempre haverá um(s) estilo(s) de cota existente, mesmo que seja a primeira vez que acionemos o comando "DIMENSION STYLE".


No quadro "Preview of" acompanharemos a visualização do estilo de cota selecionado no quadro "Styles", em algumas situações como cotas horizontais e verticais, cotas inclinadas, etc.

Para criarmos um estilo de cota bastará clicar no botão "New...", o que fará surgir a seguinte janela:

Na caixa "New Style Name" digitaremos o nome desejado para o estilo de cota que iremos criar. Como exemplo, o nome dado foi: "COTA-50" (o valor "50" ao lado do nome indica para qual escala será criada e usada o estilo de cota).

Na caixa "Start With" poderemos selecionar um dos estilos de cota já existentes para que o novo estilo a ser criado não precise ser configurado "a partir do zero", se for o caso. E na caixa "Use for", indicaremos o uso para o qual o estilo de cota está sendo criado. Aconselha-se deixar "All dimensions", pois o estilo a ser criado se destinará a ser usado em várias situações.

Ao determinarmos estas informações, clique no botão "Continue". Observamos agora que, a janela que surgiu está dividida em várias "abas", como um fichário. Através delas iremos determinar e configurar os valores neessários para o nosso estilo de cota.

A primeira das abas será a "Lines", onde através dela, deverão ser configurado valores a serem aplicados às linhas das cotas, conforme observamos na figura que se segue.

A seguir veremos as outras abas a serem configuradas e seus respectivos valores. Os valores usados poderão ser alterados a qualquer momento pelo usuário.


Após fazer estas configurações, clique no botão "OK" para finalizar os ajustes.

Podemos observar que ao concluirmos a configuração do novo estilo de cota, o seu nome já aparece na lista de estilos e já é indicado como estilo corrente, ou seja, estilo que estará em uso. Portato, todas as vezes que quisermos modificar algo referente a este estilo ou a qualquer outro existente, bastará selecioná-lo pelo nome e clicar no botão "Modify".

Para concluirmos a sua criação, bastará clicar no botão "Close".


Obs.: Os valores informados para os campos nas imagens acima, correspondem à configuração de um estilo de cota para a escala 1:50. Tais valores podem ser alteramos de acordo com a vontade do usuário a qualquer momento, bastando acessar novamente o comando "Dimension Style", selecionar o estilo de cota desejado e clicar o botão "Modify".

Labels: , , , , ,

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

[url=http://www.ukgamingstore.co.uk/]gaming computer uk[/url]

[url=http://www.ukgamingstore.co.uk/intel-core-i7-gaming-computers]intel core i7 gaming computer uk[/url]

[url=http://www.ukgamingstore.co.uk/intel-core-i5-gaming-laptops]intel core i5 gaming laptop uk[/url]

[url=http://www.ukgamingstore.co.uk/gaming-keyboards]gaming keyboards uk[/url]

1:05 AM  

Post a Comment

<< Home